A área da saúde foi o foco do terceiro dia da academia de verão IPSantarém 360°. A manhã começou na Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), onde os participantes da academia foram recebidos no auditório, para uma sessão de boas-vindas.

Começando pela intervenção da presidente da Associação de Estudantes (AE) desta escola, Inês Santos, os vários alunos conseguiram perceber um pouco mais sobre o espírito académico que se vive na ESSS. “A AE representa e defende os interesses dos nossos estudantes durante o seu percurso académico”, começou por revelar Inês Santos.

 

WhatsApp Image 2024 07 10 at 18.58.22 2

 

De seguida, foi a diretora da ESSS, Hélia Dias, que deixou algumas palavras aos participantes, nomeadamente quanto às suas respetivas escolhas em termos de futuro percurso profissional. “Espero que aquilo que levam destes dias vos ajude a pensar naquilo que querem para o vosso futuro”, destacou a diretora Hélia Dias. Tratando-se de uma escola de saúde, a diretora não deixou de mencionar o espírito de união e ajuda que se vive nesta instituição. “Somos uma escola direcionada para as pessoas e que trabalha sobretudo com todos”, sublinhou Hélia Dias.

 

IPSantarém dia 3 imagem 1

 

Já quanto à apresentação da oferta formativa da ESSS, foi uma das professoras da escola, Clara André, que ficou responsável por partilhar com os participantes, as diferentes formações superiores lecionadas nesta escola e as suas respetivas componentes e mais-valias. A par desta apresentação, Clara André deixou uma nota de incentivo a estes alunos, revelando a total disponibilidade desta escola e do pessoal docente e não docente para esclarecimento de quaisquer questões sobre o acesso ao ensino superior. “Estamos sempre disponíveis para vos acolher”, recordou a docente.

Saúde: uma área, diferentes valências

De forma a explorar a área da saúde e conhecer um pouco sobre a formação prática da ESSS, os participantes da IPSantarém 360° tiveram a oportunidade de participar em workshops dinamizados por docentes e alunos da escola. Divididos de acordo com as respetivas equipas, os alunos foram experimentando diferentes atividades, desde o Suporte Básico de Vida até ao treino de relaxamento.

No auditório da ESSS, a equipa azul aproveitou para relaxar e treinar a sua respiração numa sessão dinamizada pela professora Catarina Afonso e pelo estudante Miguel Venda. “Vocês compreendem a importância da vossa respiração?”, começou por perguntar a professora Catarina Afonso.

 

IPSantarém dia 3 imagem 3

 

Após treinarem a sua respiração, seguindo as instruções da docente, os participantes fizeram, ainda, dois treinos de relaxamento. Sentados numa posição confortável e descontraída, os alunos ouviram as indicações da professora e do estudante Miguel Venda, ao som de uma música de fundo relaxante. “Por breves instantes imaginem que diante dos vossos olhos se abre um ecrã de cinema”, indicou Miguel Venda, transportando os participantes para outra realidade.

Já num dos laboratórios da ESSS, a equipa vermelha ouvia os professores Marco Pinto e Sandra Costa, assim como os estudantes João Paulo e Ester Vieira, responsáveis pela próxima atividade. Aqui, os participantes aprenderam mais sobre Suporte Básico de Vida. “Antes de começar o suporte básico de vida devemos ligar ao 112”, alertou o professor Marco Pinto.

 

IPSantarém dia 3 imagem 4

 

Sobre esta atividade, Diana Vieira, uma das participantes desta academia destacou a importância desta área, revelando que “estes conhecimentos são necessários para salvar vidas”, sem antes acrescentar que “todas as pessoas deviam aprender a fazer suporte básico de vida”.

Primeiros socorros e o início da vida

Numa das salas da ESSS, a equipa branca aprendeu mais sobre primeiros socorros em crianças e jovens. Dinamizada quer pelas professoras Cristina Pereira e Isilda Ferreira, quer pelos estudantes Inês Santos e Diogo Martins, esta sessão teve como objetivo explicar algumas das manobras essenciais no que diz respeito aos primeiros socorros

Desde o engasgamento até à asfixia, os alunos perceberam qual o comportamento a adotar nestas situações, de forma a salvar vidas. Entre as principais manobras, a professora Isilda Ferreira falou sobre a manobra de Heimlich, explicando ser uma “manobra para a qual não necessitamos de nenhum equipamento ou material”, recordou a docente.

Após esta explicação, os participantes tiveram oportunidade de experimentar na prática as manobras de primeiros socorros em bebés, utilizando para tal alguns bonecos. “Estas são situações que podem acontecer a toda a gente”, contou Joana Carvalho, uma das participantes da IPSantarém 360°, acrescentando “agora sinto-me mais confiante se precisar de fazer algumas destas manobras”.

 

IPSantarém dia 3 imagem 5

 

Já na sala de demonstrações (Sala Professora Cassilda Sarroeira), a equipa verde foi recebida pelas professoras Açucena Guerra e Sara Palma e pelo estudante Gonçalo Formiga. Aqui, os participantes aprenderam mais sobre o início da vida, isto é, sobre os comportamentos de rotina essenciais para cuidar de um recém-nascido, desde o banho até à troca da fralda. 

 

IPsantarém dia 3 imagem 5

 

Para terminar a tarde e após uma pequena visita guiada à ESSS, dinamizada pelo estudante Gonçalo Formiga, os participantes da academia dirigiram-se às piscinas de Almeirim, para mais um momento de animação em grupo.